terça-feira, 7 de agosto de 2012

Provação X Tentação


"Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. " (Tiago 1:2-3)

Graça e Paz irmãos;
Primeiramente quero esclarecer o significado de ambas palavras:
Provação - Ação ou meio de pôr à prova a constância, a resignação, a virtude.
Tentação - um estímulo ou indução a um ato que pareça atraente, ainda que seja inapropriado ou contradiga alguma norma.
 Então podemos ver que a provação é aquela situação onde nossa fé é provada, geralmente a provação acontece em forma de adversidades que se levantam contra nós para nos aprimorar, nos ajudar a nos assemelharmos a Cristo e já a tentação é aquela situação em que somos seduzidos, e induzidos ao pecado, algo que nos faz afastar de Deus, nos afastar do plano de Deus para as nossas vidas, com isso podemos associar que Deus não tenta ninguém, certo? Deus nos prova para que por meio da provação, nós possamos crescer espiritualmente, já Satanás nos tenta para nos conduzir ao erro, ao pecado e assim conseguir nos afastar dos planos de Deus para nossas vidas.
Então podemos afirmar que a tentação não nos leva a nada, mas a provação quando vencida, essa sim, ela produz a perseverança, promove o nosso crescimento humano e espiritual e nos aproxima mais de Deus. Somos como o ouro que precisa passar pelo fogo para ser refinado e para ser purificado e assim dia apos dia nos assemelharmos a Cristo.
Veja: Deus prova, Satanás tenta!
A provação vem, quase sempre, através do sofrimento: 1 Pe 2.20
Pode ocorrer provação e tentação simultaneamente? Sim. Veja Jó, Deus permitiu a provação mas Satanás o quis derrubar de sua fidelidade ao Senhor: Jó 2.6-10.
Por isso não confunda provação com tentação, veja: 
Em Lucas 4:1-15 : a Tentação de Jesus – os objetivos do diabo era fazer com que Jesus renunciasse os sofrimentos na cruz, os quais veio especificamente para suportar e não alcançasse a vitória sobre a morte. Veja que  o diabo  sempre faz com que suas tentações pareçam atraentes: saciar a necessidade física (pedra virar pão). O diabo fez isso quando a fome de Jesus estava no máximo, e sua resistência, no mínimo. 
Em 1Co 10.13  diz : “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar. Tudo isso mostra que Deus nos envia as provações, mas não nos da carga mais pesada do que nós podemos suportar. A tentação por si só não é pecado. 
Jesus foi tentado (Mt 4.1-11). Ceder à tentação, isso sim é pecado. É preciso: suportar, resistir e pedirmos a ajuda de Deus para vencermos a tentação do pecado. 
ACREDITE:  DEUS TE DARÁ UM ESCAPE!.
Deus é fiel, Ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar.Ser tentado é bem diferente de passar por tribulações ou castigos. Quanto às cargas, como dificuldades em nossa vida, não somos capazes de suportá-las, são demais para nós. O número de suicídios aumenta a cada dia, e tudo porque achamos que podemos suportar as cargas que nos sobrevêm.
Quando acreditamos que podemos resolver as coisas sozinhos, e sem Deus,  caímos; e, sem Deus, na primeira dificuldade, nos desesperamos.

Em Tiago 1:12-15 diz: Feliz é o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam. Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: Estou sendo tentado por Deus. Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Cada um, porém é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido. Então esse desejo, tendo concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, após ter se consumado, gera a morte”.

  • Deus não tenta ninguém                                                                                  (Tg 1.13) Ele é Santo por natureza e não há no pecado nada que lhe chame à atenção; e a ninguém tenta.
  • É Satanás que nos tenta para nos fazer tropeçar
    (1 Co 7.5) O Apostolo Paulo falou a cerca do casal: “Não se recusem um ao outro, exceto por mútuo consentimento e durante certo tempo, para se dedicarem à oração. Depois, unam-se de novo, para que Satanás não os tente por não terem domínio próprio”. (por isso o cristão que está em período de abstinência, deve estar em constante vigilância, porque Satanás pode aproveitar este período e tenta-lo à imoralidade).  
  • Deus nos põe à prova para confirmar nossa fé
    (Gn 22.1...18) “Passado algum tempo, Deus pôs Abraão à prova, dizendo-lhe: Abraão!...Tome seu filho, seu único filho, Isaque, a quem você ama, e vá para a região de Moriá, sacrifique-o ali como holocausto...”
    (Ex. 20.20) “Moises disse ao povo: Não tenham medo! Deus veio prová-los, para que o temor de Deus esteja em vocês e os livre de pecar”.
  • Deus nos põe à prova para comprovar a nossa dedicação                                        (Dt 8.2) “Lembrem-se de como o Senhor, o seu Deus, os conduziu por todo o caminho no deserto, durante estes quarenta anos, para humilhá-los e pô-los à prova, a fim de conhecer suas intenções, se iriam obedecer aos seus mandamentos ou não”.

2Co 1.8: Irmãos, não queremos que vocês desconheçam as tribulações que sofremos na província da Ásia, as quais foram muito além da nossa capacidade de suportar, ao ponto de perdermos a esperança da própria vida.
Por que Paulo e seus companheiros passaram por tamanhas tribulações? Para que deixassem de confiar em si mesmos e reconhecessem que sem Deus eles não eram nada. Disse Jesus: “ Sem mim nada podeis fazer” João 15.5
Se não for por Deus, em Cristo Jesus, não podemos suportar nada! É Deus nos dá o sustento e a força da vida. É por Cristo que levantamos todas as manhãs com vontade de vencer e viver mais um dia.
E como a Bíblia nos diz "em nada andeis ansiosos" pois Deus, o nosso criador, Ele nos sonda e nos conhece, e juntamente com a tentação Ele proverá o livramento.

Na Paz de Cristo, Lívia de Jesus
Deus abençoe! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário