
HUMILDADE
o padrão de grandeza mais alto no Reino de Deus.
De onde vem as guerras e contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês? Vocês cobiçam coisas, e não as têm; matam e invejam, mas não conseguem obter o que desejam. Vocês vivem a lutar e a fazer guerras. Não têm, porque não pedem. Quando pedem, não recebem, pois pedem por MOTIVOS... ERRADOS, para gastar em seus prazeres.
Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus. Ou vocês acha que é sem razão que a Escritura diz que o Espírito que ele fez habitar em nós te fortes ciúmes? Mas ele nos concede graça maior. Por isso diz a Escritura:
"Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes".
Por: Tiago 4:1-6
Por que e tão raro alguém pregar sobre humildade nos púlpitos de nossas igrejas nos dias de hoje ?
será que este assunto não é Bíblico? será que é pecado ensinar o povo de Deus a ser humilde? porque esta tão escasso este assunto no meio do povo de Deus? sendo o próprio senhor JESUS o maior exemplo de humildade que vemos na palavra de Deus, algo esta errado com certeza.
Vou começar pela definição da palavra: Humildade vem do Latim humus que significa “filhos da terra”. Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas. A Humildade é a virtude que dá o sentimento exato da nossa fraqueza, modéstia, respeito, pobreza, reverência e submissão.
A palavra Humildade aparece na Bíblia 18 vezes e a palavra Humilhar, ou humilhar-se aparece 29 vezes, então de onde que o povo de Deus tira tanta soberba? da bíblia que não é!
Quero compartilhar alguns textos da palavra sobre este assunto que penso ser um dos mais importantes para a vida de um crente e vital para um ministro da palavra de Deus.
Veja este texto: Efésios 4:1 e 2
- ROGO-VOS, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,
O apostolo Paulo estava preso e encarcerado, mais com um papel e caneta nas mãos ele esta livre para repreender o povo de Deus como neste versículo especialmente, ele diz: Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, ou seja; prestem a atenção no que eu vou falar, escutem bem, não estou brincando: que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda Humildade, ….
Esta bem claro no texto de Paulo a igreja de Éfeso, que aquele que não é humilde, verdadeiramente não é digno de ser chamado filho de Deus, porque esta e a vocação que fomos chamados pelo pai para sermos filhos de Deus e o texto e ainda mais abrangente porque ele estava falando para toda a igreja no modo geral, então podemos dizer também que não é digno de ser chamado ao santo ministério, ao sacerdócio na casa de Deus, por isso que mesmo preso ele rogava e clamava de la de dentro para a igreja do lado de fora em Éfeso: Sejam Humildes.
O fato de termos recebido a Cristo em nossas vidas nos garantiu bênçãos grandiosas: somos fortes o bastante para suportar a maior parte dos nossos problemas, até mesmo para resistir às tentações do mundo e lutar pelas nossas conquistas pessoais. Participamos do Espírito Santo, que é a própria vida de Deus em nós e isso é simplesmente maravilhoso!
O fato de termos recebido a Cristo em nossas vidas nos garantiu bênçãos grandiosas: somos fortes o bastante para suportar a maior parte dos nossos problemas, até mesmo para resistir às tentações do mundo e lutar pelas nossas conquistas pessoais. Participamos do Espírito Santo, que é a própria vida de Deus em nós e isso é simplesmente maravilhoso!
Mas há algo que hoje Deus espera de nós: HUMILDADE e OBEDIÊNCIA! E isto se consegue morrendo, como fez Jesus.
Em Gálatas 5 aprendemos o que significa morrer para a carne. É não obedecer aos desejos da natureza humana, mas permitir que o Espírito de Deus nos dirija, o que também significa obedecê-lo.
“Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos.” (Gálatas 5:24)
Precisamos entender que não nos basta crucificar a bebedeira, a farra ou as feitiçarias, mas também as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta etc. O que Cristo espera quando olha para nós são os frutos, e estes frutos só podem ser os que provêm do Espírito que recebemos dele!
“Que o Espírito de Deus, que nos deu vida, controle também a nossa vida” (Gálatas 5:25 NTLH)
A vida devidamente dirigida pelo Espírito Santo é humilde. E aquele que é humilde recebe o que Deus tem prometido (Mateus 5:5), é guiado sempre pelo caminho certo e aprende a vontade de Deus (Salmo 25:8)
No amor de Deus nosso Senhor
Lívia de Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário